terça-feira, agosto 3

O Pequeno Arquiteto

Admirar a natureza é algo maravilhoso. Aprender com a natureza é angariar sabedoria para a eternidade. Quando o líder espiritual tibetano Dalai Lama esteve no Brasil, durante uma entrevista coletiva a imprensa de São Paulo, lhe foi perguntado de onde vinha a sua sabedoria, e ele respondeu: " Da vida, porque sabedoria não se aprende com os livros", e concluiu: " A vida nos ensina todos os dias, alguns aprendem, outros morrem leigos".
Mas falando de ensinamentos da vida, quero falar sobre um repassado pela natureza. Depois de acompanhar por vários dias a edificação de uma das mais belas e perfeitas obras da arquitetura e engenharia ambiental, que é a construção de uma casa de Joões-de-Barro, confesso a vocês que fiquei extremamente impressionada e emocionada com o sistema de trabalho utilizado por esses obreiros naturais. Localizada de- fronte a minha residência e alicerçada num poste de luz, presenciei esses pássaros transportarem de forma incessante milhares de pequenas porções de lama e restos de folhas no bico. Olha, se somar todas as idas e vindas deles com o transporte do material, certamente daria para fazer uma viagem do Oiapoque ao Chuí.
Durante essas observações, constatei que as casas de Joões-de Barro são sempre edificadas em formato padrão, com apenas uma abertura, e que a porta fica sistematicamente voltada para a direção contrária da chuva e do vento.
Mas o impressionante era o entusiasmo deste casal de Joões-de-Barro durante a construção da sua casa própria, batiam asas, cantarolavam demonstrando felicidade total. Em nenhum momento deixaram transparecer qualquer desânimo, mesmo enfrentando em certas ocasiões, grandes variações climáticas. Iniciavam as atividades ao raiar do dia e só paravam ao anoitecer, trabalhando prioritariamente nos períodos de chuva, quando a terra estava molhada, já que o barro é sua principal matéria prima para o erguimento da obra.
Nestas horas lembrei de muitos seres humanos que sonham um dia construir sua casa própria, ou adquirir qualquer outro bem, desistindo logo no primeiro obstáculo. A dedicação, a cumplicidade e a persistência deste casal de Joões-de-Barro servem de lição a ser copiada pelo homem. Para eles prevaleceu aquele provérbio: " Um sonho sem ação é apenas um sonho, um sonho com ação, se torna realidade."

Nenhum comentário:

Postar um comentário