quarta-feira, agosto 4

Horizonte

O mar anterior a nós, teus medos


Tinham coral e praias e arvoredos.


Desvendadas a noite e a cerração,


As tormentas passadas e o mistério,


Abria em flor o Longe, e o Sul sidério


'Splendia sobre as naus da iniciação.






Linha severa da longínqua costa —


Quando a nau se aproxima ergue-se a encosta


Em árvores onde o Longe nada tinha;


Mais perto, abre-se a terra em sons e cores:


E, no desembarcar, há aves, flores,


Onde era só, de longe a abstrata linha






O sonho é ver as formas invisíveis


Da distância imprecisa, e, com sensíveis


Movimentos da esperança e da vontade,


Buscar na linha fria do horizonte


A árvore, a praia, a flor, a ave, a fonte —


Os beijos merecidos da Verdade.


Fernando Pessoa

2 comentários:

  1. Pessoa sempre me encanta, Dóris. Tenho uma coisa lusa, um pouco é o sangue que herdei de meu avô Ernesto, o resto é um encanto que passa por Pessoa, Lisboa, agora também Saramago.
    Estou encantado com você, Dóris. Não vim antes por não poder, mas desde que li os seus comentários estou comovido com a tua beleza de espírito mesmo diante de tanta luta. Sinto por seu mano, e agora oro pela menininha, nossa heroína de 13 anos vencerá todas as batalhas. Eu creio.
    Beijo Dóris, e que hoje seja um dia de ótimas notícias. Deus é conosco, linda. Abraço do Jefh!

    ResponderExcluir
  2. Jefh, fico honrada com sua visita, obrigada. Saramago e Pessoa encantam sempre mesmo.
    Cada novo dia em nossas vidas é uma luta diária...tu bem sabes. A Julinha está melhorando Graças ao Bom Deus, e também a todas manifestações de carinho e orações que ela tem recebido. Obrigada por seu carinho.
    Um forte abraço repleto de PAZ.

    ResponderExcluir