quarta-feira, novembro 4

Lealdade

Os Dicionários gerais nos relatam que "LEALDADE" é o respeito aos princípios que norteiam a honra, a integridade, a honestidade, a retidão. Derivada de "LEAL", cuja(sem o "A")origem está no latim "LEGALIS",e, a palavra guarda ligação com as noções de "DIGNIDADE" e "FIDELIDADE".
Dignidade é a qualidade moral que inspira respeito. Uma pessoa digna é aquela "que está em conformidade" e que, por isso "merece" (reconhecimento, valor). É, em última análise, uma pessoa justa, honesta.
"FIDELIDADE" é atributo de quem é fiel. E o que é um indivíduo "FIEL"? É aquele que demonstra zelo, respeito por alguém ou algo. É enfim, aquele no qual se pode depositar confiança, dada a sua postura sincera, leal...Se "confiar" é depositar fé em outrem, claro está que esta idéia exclui a de traição - afinal, "trair" é quebrar a fidelidade prometida por meio de ato pérfido, enganador. E o que é "enganar"?...
Interessante como uma palavra puxa a outra, seja por parentesco linguistico, seja por gurdar traços semelhantes de significado ou ainda por uma necessidade nossa de definir.
Como esse jogo com palavras é sedutor e me parece infinito, paro por aqui e instigo meu fiel e amigo leitor(a) a continuar a investigação.


Texto escrito em 10/2008, após um amigo ter solicitado a mim, dois temas que eu gostaria que ele escrevesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário