domingo, novembro 8

Determinismo Revisitado

"Fui ao meu psiquiatra - para ser psicanalisada
Esperando que ele pudesse me dizer por que esmurrei ambos os olhos do meu amor.
Ele me fez deitar em seu sofá para ver o que poderia descobrir
E eis o que ele pescou do meu subconsciente:
Quando eu tinha um ano, mamãe trancou minha bonequinha num baú
E por isso é natural que eu esteja sempre bêbada
Um dia, quando eu tinha dois anos, vi papai beijar a empregada
E por isso agora sofro de cleptomania.
Quando eu tinha três anos senti amor e ódio por meus irmãos
E é exatamente por isso que espanco todos os meus amantes!
Agora estou tão feliz por ter aprendido essas lições que me foram ensinadas
De que tudo o que faço de errado é culpa de alguém!
Que tenho vontade de gritar: viva Sigmund Freud!"

Todos nós seres humanos temos liberdade de escolha, o famoso "livre arbítrio", muitos fazem bom uso destas escolhas, sendo responsáveis por seus atos; e muitos fazem mau uso, e para tudo que fazem de errado, sempre encontram algum culpado, pois é sempre mais fácil culpar do que ser culpado.



Autor do poema: Desconhecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário