segunda-feira, outubro 5

Conflitos da Humanidade

Para milhões de pessoas, a vida parece sem significado e absurda. A ciência, a tecnologia, e mesmo a filosofia e a teologia têm retratado os seres humanos como meros produtos do acaso. Ainda asssim, quer de modo consciente ou não, homens e mulheres sentem ser difícil aceitar a existência destituída de propósito. Violência, protestos e rebeliões, uso de drogas - são, em muitos casos, as expressões irracionais de pessoas que se constatam apavorantemente perdidas. À semelhança de órfãos, clamam do mais profundo de sua solidão e desespero: "Quem sou? Quem foram meus ancestrais? Porque meus pais me puseram no mundo? Como poderei encontrá-los? Muitos se volvem para a ciência em busca de respostas, focalizando os gigantescos telescópios da atualidade sobre o próprio coração dos corpos celestes, como que a perguntar: " Existe por aí alguém que me conheça? Quem se interessa por mim?" Mas a ciência não tem respostas. Na verdade, ela se preocupa em apresentar perguntas: Como é construído um átomo? Como pode ele ser dividido? Como funciona nossa mente? Qual o esquema de organização do Universo?
Ela não é capaz de nos dizer por que o átomo existe, porque vivem os seres humanos, por que, enfim, o próprio Universo aí está. Tampouco é capaz de responder estas singulares questões, presentes no pensamento de pessoas que raciocinam: Se existe significado e justiça no Universo, por que o inocente sofre ao lado do culpado?
Existe vida após a morte? A alma humana sobrevive? Porventura as igrejas da atualidade testemunham efetivamente a favor de Deus? O que é verdade?
Qual o futuro do mundo? Terminará ele como que no soluço de uma criança que agoniza ao inspirar pela última vez uma atmosfera poluída, ou então sob a exposição do inferno atômico desencadeado pela liberação de bombas a partir de aviões invisíveis ao radar? Ou será que os seres humanos - que em toda a sua história registrada jamais demonstraram a capacidade de controlar seu egoísmo básico - repentinamente obterão êxito em eliminar o mal, a guerra, a pobreza e - quem sabe a morte?
O fim deste grande conflito está dentro de cada um de nós. Quando aprendermos a nos conhecer, teremos todas as respostas. Assim saberemos respeitar a natureza, da qual dependemos, e a respeitar o nosso próximo.
Somente com o auto-conhecimento e o respeito, chegaremos a tão sonhada felicidade, e PAZ.

2 comentários:

  1. Doris, encontrei seu blog atravé de um comentário seu sobre a matança de coelhos na Suécia. Resolvi vir aqui e deparei com um excelente blog. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Araújo.....
    Tenho que visitar seu blog tbm.
    Uma pena eu não escrever como escrevia antes.
    Mas quando eu voltar para casa retornarei a escrever.

    ResponderExcluir